Receita de Tronco de Natal II

Receita de Tronco de Natal II
Ingredientes:

  • 6 ovos
  • 150g de farinha
  • 300g de chocolate
  • 150g de açúcar
  • 2dl de natas
  • 100g de creme de ovos (6 colheres de sopa de água e açúcar e 6 gemas)
  • Manteiga q.b.
Preparação:

Numa batedeira, coloca-se os ovos inteiros e põem-se a bater lentamente, vai-se de seguida misturando o açúcar também lentamente para ficar bem misturado (cremoso).
À parte, peneira-se a farinha, para uma tigela e de seguida mistura-se no creme cremoso dos ovos, mas lentamente e com a mão, misturar sempre para o mesmo lado para a massa ficar mais fofa.

Num tabuleiro, untado com manteiga e untado com farinha, espalha-se a massa para ficar o mais direito possível, vai de seguida ao forno a 150ºC, durante 10m.
Retira-se a massa do tabuleiro, para cima de uma folha de papel vegetal.
Barra-se a massa com o creme de ovos utilizando uma espátula, coloca-se a quantidade desejada.
Depois de barrada a massa, enrola-se a massa em comprimento e deixa-se durante 5m enrolada em forma cilíndrica no papel vegetal para não desenrolar.
Para a cobertura, coloca-se as natas ao lume e quando elas ferverem põem-se chocolate em barra partido em bocadinhos e vai-se mexendo muito bem dando-lhe consistência que se quiser, quando mais tempo ao lume mais grosso fica.
Retira-se o papel vegetal do tronco e coloca-se num prato, corta-se numa das pontas um pouco em diagonal e na outra a direito, põem-se um pouco do creme de ovos numa das rodelas e cola-se no tronco, fazendo o mesmo a outra posicionando uma em cima e outra de lado.
Depois de formado, põem-se então o chocolate por cima e vai-se espalhando com uma espátula.
Decora-se a gosto e serve-se.


Foto: Wild

Fonte: Clube de Cozinheiros

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *