Receita de Focaccia de Tomate, Alho e Tomilho

Receita de Focaccia de Tomate, Alho e Tomilho

Citação:
Para quem adora pão mas não tem um prazer especial em "meter as mãos na massa", esta focaccia é uma maravilha por ser tão simples e rápida e por ser impossível de errar.

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo (preferencialmente tipo 65, mas resulta com a normal)
  • 325 ml de água
  • 100 ml de azeite
  • 1 Tomate
  • 4 ou 5 Dentes de alho
  • Tomilho fresco
  • Sal
  • Pimenta preta
Preparação:

1. Numa tigela grande juntamos a farinha, 1 colher de sopa rasa de sal grosso, pimenta preta a gosto e envolvemos os temperos;

2. Juntamos a água e 50 ml de azeite e mexemos tudo muito bem com uma colher de pau ou espátula até ficar uma massa homogénea. Não é preciso amassar nem usar as mãos neste passo. Não fica mais complicado que isto.

3. Com a massa pronta, cortamos o tomate em tiras e retiramos o interior do mesmo, pois tem demasiada água e poderá afectar a consistência da focaccia. Esmagamos levemente os dentes de alho.

4. Vertemos aproximadamente 25ml de azeite no fundo de um tabuleiro fino de alumínio de ir ao forno, e de seguida colocamos a massa lá dentro.

5. Untamos as mãos com um fio de azeite para facilitar o processo, e moldamos a massa à forma do tabuleiro, de modo a que fique fina. Com as pontas dos dedos, fazemos pequenos buracos (sem perfurar completamente a massa de um lado ao outro) na massa.

6. Espalhamos as tiras de tomate por cima da massa, assim como os dentes de alho esmagados, e por fim com o tomilho (em ramo ou só as folhinhas).

7. Colocamos o restante azeite por cima da massa (que ficará guardado nos buracos) e podemos também salpicar com um pouco de sal grosso por cima se quisermos um toque mais salgado e estaladiço.
8. Depois é só levar ao forno a 200º por 25/30 minutos, até que esteja com uma cor dourada e uma crosta crocante.


Existem milhares e milhares de receitas diferentes para focaccia, com pequenas variações na massa e outros ingredientes para a cobrir (azeitonas, pimentos, anchovas, cebola caramelizada, batata doce, etc.), e é garantido que fica deliciosa de qualquer maneira.
A quantidade de azeite pode variar também (para menos ou para mais, se bem que aconselho a não ter grande cuidado com a mão na altura de verter o azeite... quanto mais azeite, mais deliciosa ficará - desde que não passemos o limite do aceitável!).

Experimentem e com certeza nunca passará um fim de semana em que não apeteça ter uma focaccia na mesa ao jantar!
Gostava de ler as vossas experiências com esta receita, por isso se puderem partilhem sempre.


FOTO: Duarte9

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *